Uma das situações mais chatas e desagradáveis que existem é chegar a um evento, seja ele qual for, e se descobrir vestido completamente fora do contexto. Pra mais ou pra menos, é sempre muito constrangedor.
Existem várias formas de se arriscar o mínimo possível e não errar.
Quando recebemos um convite por escrito, e neste vem especificado o tipo de traje adequado, devemos seguí-lo. Quando o convite é apenas verbal, não há mal nenhum em perguntar a quem convida, o tipo de evento que será, se mais formal ou não, e dependendo da intimidade, até mesmo perguntar diretamente o traje.
Os diferentes tipos de traje são:
ESPORTE
É a mais simples e informal de todas as roupas para festa. Mas isso não significa usar bermuda e tênis e ir vestido de qualquer forma.
Homem -A ordem é dispensar a gravata e optar por um visual esportivo, mas sem perder a elegância. Calças de brim, sarja ou jeans caem bem nessas ocasiões. Elas podem ser usadas com camisas esportivas de mangas curtas ou longas ou com uma bela camisa pólo, em tecidos rústicos, como o algodão. Sapatos mocassins esportivos , sapatênis, completam o look.
Mulher-Deve investir em roupas com tecidos simples, como o crepe e o algodão. Pode usar saia, calça comprida ou jeans com top ou túnica. Um vestido leve também é uma boa opção. Se a festa for à noite, pode usar um infalível tubinho preto. Sapatos ou sandálias baixas e poucas bijouterias completam o visual, que deve ser leve. Prefira bolsas grandes para o dia e de tamanho médio para a noite. Evite tecidos com brilho e maquiagem pesada.
PASSEIO OU ESPORTE FINO-Antigamente chamado de tennue de ville, este exige um pouco mais de cuidado, mas ainda implica um compromisso informal.
Homem- Para festas realizadas até o final da tarde, o homem pode vestir calça de sarja acompanhada de camisa clara (ou de listras finas) e blazer; terno claro ou ainda calça com blazer escuro. A gravata é opcional. Nos eventos noturnos, pode-se optar por um terno de tom escuro; ou ainda calça com blazer. Seja qual for a escolha, a gravata deve estar sempre presente.
Mulher-Os vestidos discretos, como um simples tubinho, são sempre adequados. Prefira os de tecidos leves, como a musseline e o crepe. Outra opção é usar uma pantalona com uma blusa, um terninho ou ainda um tailleur. Nos pés, sandálias ou scarpins de salto médio . Bolsas de tamanho menor são indicadas para festas à noite. Complete o visual com jóias discretas. Lembre-se de que, durante o dia, cabelo e maquiagem devem ser mais simples.
SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO-Eventos que sugerem essa roupa são mais formais do que os anteriores. Pedem atenção e requinte com a produção.
Homem-O traje deve ser traduzido como: terno e gravata, obrigatoriamente. O homem deve optar por terno de padrão único em tom escuro, como azul-marinho, grafite ou risca de giz, com camisa social branca ou azul-clara e gravata com estampa discreta.
Mulher-Pode aproveitar a ocasião para usar vestidos com decotes discretos em tecidos nobres, como a seda, o shantung e o tafetá. Também pode investir em transparências, como a da musseline, e em bordados sutis. Tailleurs são permitidos, desde que sejam de tecido nobre. Para acompanhar o look, xales, echarpes e casaquinhos, calçados de saltos altos e bolsas pequenas. Capriche no cabelo e na maquiagem.
BLACK-TIE, HABILLÉE (PARA AS MULHERES), TENNUE DE SOIRÉE OU RIGOR
Ocasião que é sinônimo de glamour, requer um visual sofisticado.
Homem-Deve ir de smoking. A camisa é branca com pregas, gravata borboleta e faixa, sempre preta. Sapatos pretos.
Mulher-O vestido é o traje mais apropriado para a ocasião.
Ele pode ser curto ou longo e deve ter detalhes como uma fenda ou um decote mais pronunciado. O tecido deve ser nobre, como a seda, a renda, a casimira e o tafetá. Complete o visual com echarpe ou estola, jóias, calçados de saltos altos e bolsa pequena. Capriche na maquiagem e nos cabelos presos num belo penteado.
GALA
O mais exigente de todos. Os convidados devem se vestir com elegância e muita sofisticação

Nenhum comentário:
Postar um comentário